Histórias de viola

Construído na década de 60, o prédio do Mercado Novo foi idealizado par ser um dos mais modernos mercados da América Latina e funcionar como um complemento para o Mercado Central de BH, que na época era uma feira a céu aberto. Porém o projeto nunca foi finalizado, a construtora faliu antes de terminar a obra. Mesmo assim ele nunca ficou totalmente vazio e por muitos anos as lojas do primeiro piso foram tomadas por tipografias artesanais, pequenas confecções, sebos e manutenção de instrumentos musicais. Recentemente ele passou a ser uma incubadora de negócios locais focados em arte, design, gastronomia e cultura.

Caminhando pelos corredores estava em busca de uma história para contar. Escutei de longe o som de um violão que me levou até o bar do Delegado, mais conhecido como seu Dedê. Na conversa com alguns frequentadores descobri que o bar está lá há 40 anos e todo sábado uma turma de violeiros se reune para tocar música sertaneja. Eles chegam por volta de 10 horas e ficam até as duas. O churrasquinho fica por conta do seu Baiano enquanto os violeiros chegam com suas violas e se revezam no palco, que fica no final do corredor. Pedi permissão para fotografar e fui muito bem recebida pelo seu Baiano com seu largo sorriso. Fui ficando até conseguir falar um pouco com os violeiros que ficam na de fora, como em jogo de futebol. 

Seu Valdomiro é Capixaba, mas mudou pra BH novo. Trabalhou como pedreiro a vida toda e sempre vem ao bar para tocar viola com os amigos. Ficou sentando no banco de reserva até chegar sua vez. Valdan chegou alegre e impecável, camisa engomada, sapato lustrado e chapéu de caubói. Tem também a turma que não toca mas sabe de cor todas as músicas. Estava quase indo embora quando Seu Dorvil se aproximou de mim perguntado se eu poderia tirar uma foto dele, que a viola dele era a mais bonita de todas. Foi o maior presente para mim fechar o dia com um convite assim. Tirei a foto e Seu Dorvil disse: Quanto é filha? A foto? Eu respondi: Não é nada, o prazer é todo meu, sábado que vem eu volto com ela revelada para o senhor. 

You may also like

Back to Top